segunda-feira, 20 de julho de 2009

A difícil tarefa de educar

Nunca imaginei na minha vida que educar implicaria uma série de restrições e tampouco imaginei que seria tão difícil. Pais e mães conscientes de suas responsabilidades sabem o quão é duro dizer um não, sabem o quanto é duro privar um filho de algo que poderíamos dar pelo fato de não demonstrarmos grande facilidade em conseguir o objeto de desejo.

Muito se sabe e muito se lê a respeito de educação, acontece que no dia a dia tudo se torna complicado. Diria que educar requer doses de paciência, amor, dedicação, paciência (de novo), persistência, dedicação ( de novo), paciência ( ao cubo) e coerência. Se assim não for, nem tente!

Filhos testam os pais diariamente. Se os educadores não mantiverem uma linha firme e coesa, já era! E olha que eles estão super antenados na força que exercem e no modo como conseguem o que querem.

Fica o pedido: Meu Deus, na próxima vez manda um "manuel" com um resuminho básico do que nunca poderia ser cometido pelos pais para que seu filho possa crescer saudável, feliz, realizado e muito bem educado!

2 comentários:

Amanda disse...

Pois é, tudo verdade!!!! Educar filhos hj em dia é uma arte... um desafio ou uma verdadeira batalha?? hehehehe.... estou me preparando amiga para os meus "futuros" ... por hj tenho a grande experiência de trabalhar como professora e sentir na pele a falta de educação e a ausência da família na vida de muitos alunos... mas tb temos aqueles q são exemplos de família com suas dificuldades, erros e acertos conseguem manter o equilíbrio e educam seus filhos para a vida, para as vitórias, derrotas e adversidades da mesma...

Beth/Lilás disse...

Ô sumida! Já estava sentindo falta de suas postagens!
É mesmo, tem razão, precisava de um manual juntinho, mas acho que tinha que ser personalizado, de acordo com cada serzinho que Ele envia a este mundo, pois vou te contar, mãe pena um bocado para educar e orientar.
beijos cariocas