sábado, 20 de setembro de 2008

20 de Setembro


Hoje o meu Rio Grande está em festa, dia 20 de Setembro, data que para nós, gaúchos, é festejada com grandes comemorações, que começam dia 13 com a abertura da Semana Farroupilha, quando então, a chama crioula é acesa nos parques tradicionalistas espalhados por todos os cantos do RS.
Para mim o RS está muito presente, mesmo que morando em outro estado, o RS é meu porto seguro, é onde encontro minhas origens, onde os costumes me fazem bem, a cultura rica me faz ter um imenso orgulho de ser filha desta terra tão abençoada.
O gaúcho é hospitaleiro, simples e defende seu povo como ninguém, faz de sua casa um rancho, do chimarrão uma companhia e nos fins de tarde reúne-se para compartilhar sua vida. Me identifico com toda a cultura, com todo este legado que nos foi deixado, a música nativista alimenta a alma, as figuras tradicionalistas representam respeito, admiração e um forte traço de pura sensibilidade, o campo retrata seu modo mais simples de viver, faz do cavalo seu companheiro de trabalho nas lidas campeiras, com sua prenda sonha, canta, dança, recorda, revive...e juntos zelam por seus piás.
Viva!! Viva o gaúcho! Viva a bombacha, tchê!!
Por todos estes motivos é que digo mais uma vez: me orgulho ao máximo por ser gaúcha e sendo assim, carrego o meu Rio Grande do Sul estampado no peito!!

2 comentários:

Unknown disse...

Só entende este amor quem sente igual!
Por isso criamos CTGs, colamos a bandeira do RS nos carros, decoramos o Hino do Rio Grande e cultivamos nossas tradiçoes!
É um belo sentimento!

Unknown disse...

Adorei a tua colagem!!
Amo imagens, fotos, ilustrações tanto quanto os textos!